10 de nov. de 2013

Mudança de estratégia [Arriscada]

Mês de novembro começou aparentemente tudo normal, eis que não sei por qual motivo macabro, vieram até mim, várias pessoas pedindo empréstimos, como mencionado possuía um capital na poupança de 15k, que não sabia o que fazer, já que estou muito concentrado em Renda Variável e não tenho estudado a Fixa, isso fez o dinheiro ficar estagnado lá, inclusive esse mês tive prejuízos, já que a inflação foi maior que o rendimento.

Então considerei fazer alguns empréstimos a pessoas que confio ou que considero bom negocio, assim sendo o fiz e meu capital da poupança se foi.

Primeiro empréstimo:
O primeiro empréstimo fiz mais para ajudar minha irmã a comprar um terreno, precisava do dinheiro completar a quantia, logo R$ 8.400,00 a juros de 1% a.m., para pagamento em 5 meses.

Em dezembro, no pagamento do 13º conforme combinado receberei metade da quantia, logo já terei metade do dinheiro reaplicado, que me gerará mais rendimentos, os demais serão pagos em parcelas de R$ 1k, mensal a partir de janeiro.

Segundo empréstimo:
Neste, um amigo de longa data, que começou a trabalhar com assessoria e consultória de segurança privada, precisava de um dinheiro para investir em equipamentos de segurança, pois conseguiu uma grande empresa e os equipamentos para a instalação ficariam muito caro e não disponha de tudo em estoque, logo precisa completar a grana do pedido, para isso fiz um empréstimos na quantia de R$ 4.000,00 que serão pagos com quatro cheques do cliente em quantias mensais de R$ 1.100,00 e carência de um mês para o pagamento (período que vai demorar para entregar o serviço). Logo, o juros ficaram próximos a 2% a.m.





Terceiro empréstimo:
Amigo, que faz freela de fotógrafo e filmagem de eventos teve um pequeno contra-tempo para com seu equipamento e precisou de dinheiro para (novamente, outro kkk) completar o pedido do novo, como não disponha da totalidade fiz um empréstimo de R$ 1.300,00 que já havia contabilizado no post de fechamento de outubro, a juros singelos de 1% a.m. Vai ficar com o dinheiro aproximadamente 84 dias.





Como podem ver nos gráficos acima, o Banco Não Endividado S.A, liberou a receita de R$ 13.700,00 aos seus associados kkkk. Essa quantia na poupança me renderia receita em 5 meses próximo a R$ 360,00, e com esses empréstimos mesmo com taxas irrisórias a receita salta para R$ 881,53, nada mal.

Sei que muitos vão se questionar sobre a segurança deste tipo de empréstimos, vamos as garantias, assinei um contrato que sou dono em % do valor emprestado para compra do terreno, no terceiro fiz a mesma coisa sou dono em % dos equipamentos, o segundo esse foi na cara e coragem mesmo por isso cobrei um pouco mais nos juros.

Sendo assim, a poupança ficará quebrada com muito pouco, o suficiente se acontecer algum imprevisto.

Muito dessas pessoas, são pessoas queridas por mim do meu ciclo social, sei que empréstimo de dinheiro a amigos pode gerar sérios problemas, mas tenho um sério problema de querer ajudar as pessoas, assistindo propagandas no youtube vi a frase em um comercial. Vale refletir:

"O importante não é ter mais ou menos, e sim saber o que ele pode fazer por você".

Valeu e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novembro/2022: Investimentos US$ 45,20

Bom dia a todos, meus fiéis seguidores, zoeira a quem quero enganar, ninguém para para ler isso, senhores, senhoras, como pode ver no titulo...